Histórico

Em 1995 os estudantes da FIT, ULBRA e UFPA reunidos na Casa de Cultura fundaram e aprovaram o estatuto do Fórum Estudantil de Entidades Universitárias, no sentido de representar e lutar pelo interesse da classe estudantil universitária do município de Santarém.

Em 1999 no auditório do colégio Dom Amando realizou-se o primeiro congresso universitário de Santarém, onde ocorreu a modificação do estatuto do FEEU e a mudança do nome da entidade para Federação das Entidades Universitárias de Santarém –FEU, sendo uma entidade civil representativa dos estudantes universitários sem fins lucrativos.

Já em 2001 durante o segundo congresso universitário no sentido de representar a luta estudantil dos estudantes da região oeste do Pará e não somente restrita aos estudantes de Santarém, houve mudança em seu nome e área de abrangência passando a ser denominada União dos Estudantes de Ensino Superior do Oeste do Pará - UES e nesse sentido representar todos os estudante do oeste do estado.

No entanto a UES teve sua inscrição indeferida no CONEG da União Nacional dos Estudantes -  UNE, uma vez que esta não reconhece entidades de caráter regional, mas tão somente estadual. Em 2003 durante o terceiro congresso universitário de Santarém decidiu-se por votação dos delegados a restrição da base territorial de atuação ao município de Santarém e passando a ser denominada União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém – UES.

O fórum de deliberação máxima da UES é o congresso universitário que o ocorre a cada dois anos. Durante o congresso é eleita pelos delegados das universidade a diretoria da entidade para o mandato de 2 anos.

© 2023 por UES. CNPJ 01.425.668/0001-43