PASSE ESTUDANTIL

O art. 134, IX, da Lei Orgânica Municipal nº 14.998/1994 de Santarém assegura o passe estudantil no valor de 1/3 (um terço) do valor integral da tarifa do transporte coletivo de passageiros, aos estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, profissional e tecnológico, mediante a apresentação de identificação da condição de estudante pelo usuário beneficiário.

CARTEIRA ESTUDANTIL

A carteira estudantil e a meia-entrada é uma conquista histórica, onde milhares de estudantes ocuparam as ruas das principais cidades do Brasil para garantir esse direito. Durante a década de 1980, praticamente todos os estados implantaram essa conquista.

Todo estudante, de ensino presencial ou a distância, regularmente matriculado no ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e doutorado tem direito.

A emissão é de autonomia das entidades estudantis, sejam elas, diretórios ou centros acadêmicos, entidades municipais, estaduais ou nacionais. O documento não pode ser emitido por empresas.

A UES é uma entidade que historicamente está na luta junto aos movimentos sociais e estudantis; denunciando ações, medidas e demais fatores que ferem os direitos da população. Por esse motivo, entendemos que a arte da carteirinha é também uma forma de elucidar nossa indignação contra os direitos dos estudantes.

A UES sempre conectada às lutas históricas e necessárias trás a cada ano um tema no verso da carteirinha universitária. Confira.

© 2023 por UES. CNPJ 01.425.668/0001-43